:format(jpeg):quality(80):fill(white,true)/16801abb-be5c-4ff9-9e21-8a8ad6d17884.jpg?v=63890187286)
Martagão Gesteira Hospital da Criança
HISTÓRIA DO HOSPITAL
Década de 40. A Bahia sofria com a carência de leitos pediátricos e altos índices de mortalidade infantil. Havia, apenas, poucos leitos para a pediatria nos maiores hospitais gerais. Preocupado com a situação, o pediatra Álvaro Pontes Bahia, que já havia fundado, junto com outros médicos, a Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil para tentar modificar essa realidade, idealiza um hospital para poder ampliar a assistência às crianças baianas.
Um verdadeiro sonho de vida perseguido pelo seu idealizador, o Hospital Martagão Gesteira teve então sua Pedra Fundamental lançada em 3 de julho de 1946. Mais de cinco décadas depois, consolidou-se como o maior hospital exclusivamente pediátrico do Norte e Nordeste.
O Hospital foi batizado com o nome de Martagão Gesteira, uma homenagem de Álvaro Bahia ao seu grande amigo e companheiro de fundação e das atividades da Liga. Em 17 de março de 1965, o Martagão Gesteira foi inaugurado. Primeiro, o ambulatório. Em seguida, toda a Unidade de Internação.
Desde então, não parou mais de crescer, agregando novos serviços e melhorando a estrutura da sua sede e seu parque tecnológico, sempre com o apoio e as doações da sociedade baiana.
Localizado no bairro do Tororó, o Martagão Gesteira conta atualmente com uma estrutura de 226 leitos. Recebe milhares de pacientes por ano, em mais de 500 mil atendimentos, nas 27 especialidades médicas que são oferecidas à população, com destaque para áreas de alta complexidade, como oncologia, cardiologia e neurologia.
Com atendimento através do SUS, o Martagão é uma instituição filantrópica que atende crianças e adolescentes de todo o estado. Tornou-se referência no atendimento pediátrico, tendo, à frente, um corpo clínico formado pelos mais competentes médicos e especialistas em pediatria da Bahia.